Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Site brasileiro reúne milhares de 'viciados' em troféus do PlayStation

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

TecH

avatar
Administrador
Administrador
Para conquistar um, jogador tem de vencer desafios específicos.
Líder de ranking diz que começou a jogar videogame aos 2 anos.



Com 25 mil usuários cadastrados, o site MyPST (clique aqui para acessar) é uma comunidade que reúne "viciados" em troféus dos jogos de Playstation no Brasil. Os troféus são recebidos pelos jogadores quando completam desafios específicos dos jogos e o objetivo é "platinar" um jogo ? ganhar todos os troféus ? ou estar listado no ranking dos maiores ganhadores de troféus do site.

O líder no site é Leonardo Costa Melo, de 27 anos, que trabalha com suporte de sistemas de armazenamento para mainframes. Morador de Jaguariúna, no interior de São Paulo, ele diz que começou a jogar videogame aos 2 anos de idade e hoje joga cerca de três horas por dia "devido ao trabalho". Ele já chegou a ter mais de 100 jogos de Playstation 3.

Para Melo, ter muitos troféus é, em parte, consequência do gosto pelos games. "É prazeroso estar entre os primeiros e me esforço sem exageros para me manter assim. Porém, como eu sempre joguei muito, muito antes de terem criado o sistema de Troféus, ter um grande número deles e estar entre os primeiros é uma consequência", explica o gamer. Ele revela, no entanto, que já chegou a jogar títulos que não gostava apenas para ganhar os troféus.



Segundo ele, "Dark Souls", "Vanquish" e "Mortal Kombat vs DC Universe" foram os mais difíceis de "platinar", enquanto "Megamind", "Where the Wild Things Are" e "Terminator Salvation" foram os mais fáceis. Ele diz que jogos de RPG com ambientação de fantasia medieval, como "Dark Souls", são seus favoritos, mas que também gosta das séries "Final Fantasy", "Devil May Cry" e "Uncharted", além de games de música como "Rock Band" e "Guitar Hero".

O início
A página nasceu em janeiro de 2010 com o nome "MyPS3t", já com a proposta de ser um site que reuniria os jogadores e aficionados por troféus da plataforma. Em novembro do mesmo ano, o site adotou um novo design gráfico, que contribuiu para o aumento de usuários. Em 2011, ele participou da feira "Brasil Game Show".

No início de abril de 2012, o site passou a se chamar "MyPST" para incluir também o mais novo portátil da Sony, o PS Vita. Até o lançamento do Vita, os games de Playstation 3 eram os únicos a terem os troféus registrados on-line na linha de consoles "Playstation". Na plataforma Xbox, da Microsoft, a função equivalente tem o nome de "conquistas". O MyPST, porém, funciona apenas com o Playstation.

Caçadores de troféus
Francis Ozaki, diretor de marketing do site, explica que aqueles que tentam ganhar vários troféus são chamados de "trophy hunters" ("caçadores de troféus") e brigam para liderar os rankings semanais que o site publica e que são também republicados por uma revista brasileira.

O site mantém uma página de estatísticas (clique aqui para acessar) que lista os jogos mais populares e os mais platinados pelos jogadores registrados no site. A lista dos mais platinados tem vários nomes que também constaram na lista da Sony (clique aqui para acessar), baseada em estatísticas mundiais, mas também tem outros games como "Heavy Rain", enquanto "Modern Warfare 2", em segundo na lista da Sony, não apareceu no top 10.


Diversidade e redes sociais
Mas nem todos os usuários do site são "viciados", diz o diretor. "Temos os mais diversos tipos de usuários, desde aqueles fanáticos por troféus, até aqueles que gostam de ver as informações do que jogam e não se preocupam de platinam ou não, só gostam de ver as estatísticas, os troféus que pegou, etc", explica Ozaki.

Para participar, o internauta precisa cadastrar uma conta da Sony Entertainment Network, que dará acesso à Playstation Network, se ainda não tiver feito isso. Depois, precisa fazer outro cadastro no "MyPST". A partir daí, o site irá sincronizar as informações diretamente com o servidor da Sony.

O participante tem a possibilidade de exibir seu "card" ? uma imagem que mostra suas estatísticas ou o game que está jogando atualmente. Esta imagem pode ser usada em sites pessoais, blogs ou em fóruns de discussão. Também há a possibilidade de sincronizar o site com as redes sociais como Twitter e Facebook para que os troféus ganhos sejam anunciados nos perfis do participante.

"Essa questão de troféus é um sucesso nesta geração e com certeza se estenderá para as próximas", opinou Ozaki.


Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

http://high-tech.livreforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum