Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Conhecimento Básico sobre Hardware.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1icon1 Conhecimento Básico sobre Hardware. em Sab Ago 13, 2011 8:19 am

TecH

avatar
Administrador
Administrador
Olá venho postar este tutorial em objetivo de ajudar a galera que não tem conheçimento nenhum com hardware (Periféricos que podem ser tocados).

Objetivos:



Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado. Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal. Este tutorial não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros técnicos e um acompanhamento personalizado em questões de maior abrangência.

Montagem e Configuração de PC – Conhecendo o computador II
Saiba quais os componentes

Faremos uma breve descrição dos principais componentes externos e internos do microcomputador. Assim, colocaremos todos os usuários nivelados em termos de conhecimentos.
Nestes primeiros tutoriais, o leitor descobrirá em um passo a passo como é o funcionamento interno de um computador e como reconhecer as suas partes principais de um computador.
Diversos usuários que estão diante de um computador não têm a mínima noção dos componentes que fazem parte de um gabinete.
É bom observar que os computadores existentes no mercado podem variar dos modelos, e depende obviamente do fabricante de cada componente. E fato também que o usuário poderá não ter todas as peças internas e externas apresentadas nestes tutoriais, porém todas existiram e existem e são usadas. Outras fatalmente serão encontradas no dia a dia de cada um.
Todas as explicações de dispositivos que se seguem, são baseados em microcomputadores comuns.

As partes internas do Micro

Observe que há dentro do computador há uma placa “grande”, onde são encaixadas outras placas “menores”. Essa placa “grande” é chamada de “placa-mãe”.
Esta placa-mãe, como o próprio nome sugere, é a parte principal de um microcomputador. As outras placas são consideras dispositivos diversos e são encaixados na placa-mãe por conectores chamados de “slots”.
Estes conectores chamados de slots são para encaixe de placas off- board (Dedicadas) que veremos mais sobre slot no decorrer deste tutorial. O termo “slot” pode ser chamado em português de “encaixe” ou algo parecido.

Exemplos de placa mãe:

Geralmente nesta parte do microcomputador, fica o dispositivo chamado de fonte de alimentação:

Item 2 – Nesta parte interna do computador, é encontrada a placa mãe. Em uma definição, bem simples, placa mãe ou “motherboard” em inglês, tem como função principal permitir que o processador comunique com todos os periféricos instalados e existentes no computador. É na motherboard que é encontrado o microprocessador, a memória principal, os circuitos de apoio, algumas placas controladoras e os conectores de barramento. Acima temos uma placa mãe.

Item 3 – Nesta parte do gabinete do computador, são encontrados os seguintes componentes:

a) CD-ROM ou CDRW

b) Unidade de disquete ¾

c) Disco Rígido ou (HD)

Na placa mãe existem diversos conectores de encaixe chamados de “slots”. Nesses encaixes é possível instalar outras placas periféricas, exemplos:

» placa de som

» placa de fax modem

» outras placas controladoras

Como encaixar as placas periféricas

As placas periféricas devem ser encaixadas de forma adequada, para não haver danos na placa mãe e nem na própria placa controladora.

Toda esta operação de encaixe deve ser feita com o microcomputador desligado, pois em contrário a placa mãe e outros componentes poderão queimar.

Após encaixar a placa controladora no seu respectivo local, com o microcomputador desligado, a mesma deverá ser “parafusada” (nunca esqueça esta parte!), para que não haja remoção indevida ou mesmo mau funcionamento por conexão inadequada.

Para retirar a placa controladora, basta que o usuário faça o processo inverso:

1) Desligue o computador

2) Desparafuse a placa controladora

3) Retire a placa periférica colocada

4) Feche o gabinete e ligue o computador

No mercado atual, existem vários tipos de slots na placa mãe. Os slots mais comuns usados atualmente são: AGP, PCI e ISA. Estes tipos de slots, conforme já mencionado, serão estudados mais a frente.

Para que haja um encaixe correto e a placa periférica possa funcionar, ela deverá ser encaixada no slot correspondente, ou seja, uma placa PCI dever ser conectada em um slot PCI. O usuário não poderá, por exemplo, encaixar uma placa ISA em um slot PCI.

http://high-tech.livreforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum